quarta-feira, 14 de maio de 2014

Exposição # 07: Os Encantos de Medeia - Wilson Filho (2014)

Exposição # 07 do NUPPE
Período: de 14 de maio a 13 de junho de 2014, horário comercial
Local: Espaço expositivo da Imobiliária Tubal Vilela, Uberlândia-MG
Av. Getúlio Vargas, 869 / Uberlândia - MG / Tel: (34) 3230-7600

"Jasão contra o Dragão"
Óleo sobre DVD
© 2014 Wilson Filho


As pinturas desta exposição baseiam-se na peça Os encantos de Medeia, escrita em 1735 pelo dramaturgo português Antônio José da Silva, o Judeu.* 
Com algumas alterações, Antônio José retoma o mito grego sobre a busca de Jasão, filho do rei da Tessália, pelo Velocino de Ouro, carneiro mágico de lãs douradas que teria sido tomado de sua família pelo rei da Cólquida. Com o objetivo de reconquistá-lo, parte em expedição a nau Argos, tripulada por valorosos heróis - os chamados Argonautas - sob o comando de Jasão. Para reaver o Velocino, Jasão deverá realizar quatro tarefas impossíveis, entre as quais derrotar o dragão feroz que dia e noite guarda o carneiro de ouro. Nisso ele receberá a ajuda da filha do rei, a feiticeira Medeia, que por ele se apaixona.

"O Velocino de Ouro"
Óleo sobre DVD
© 2014 Wilson Filho

A história de Jasão e Medeia terá um fim trágico, como se vê, por exemplo, na mais famosa de suas representações, a peça Medeia, de Eurípedes. Após dez anos de união harmoniosa, Medeia será trocada pela filha do rei de Corinto, o que a levará a matar os próprios filhos, num ato de vingança contra Jasão. 
O Judeu, todavia, transforma o trágico em cômico. Sua adaptação é bem resumida pelo seguinte enredo, descrito na rubrica inicial do texto:

Embarca-se Jasão em Tessália na nau “Argos” e parte para a Ilha de Colcos, empenhado na empresa e conquista do Velocino de ouro; e, chegando perto de Colcos, desembarca com Teseu e soldados. Manda El-Rei de Colcos saber a razão do desembarque. É enganado El-Rei. Recebe a Jasão na sua corte. A princesa Medeia, filha de El-Rei, e Creúsa, sobrinha do mesmo, se namoram de Jasão. Concorre Medeia para o furto do Velocino com seus encantos e com eles se livra do castigo de seu pai. Repudiada Medeia por Jasão, este, levando o Velocino e juntamente a Creúsa, indo já embarcados para Tessália, Medeia, zelosa, faz mover contra eles uma tempestade e com ela retroceder a nau “Argos” outra vez a Colcos, onde o rei, ofendido de Medeia, casa a Jasão com Creúsa, dando-lhe o seu próprio reino. Medeia, ultimamente, desesperada por não ver a sua ofensa [vingada], desaparece pela região do ar.

Como em geral acontece nas obras do autor português, as cenas mais engraçadas ficam a cargo de um personagem gracioso: Sacatrapo, o criado de Jasão. Havendo ganhado do rei um anel, Sacatrapo disputará essa prenda com a velha bruxa Arpia, empregada e confidente de Medeia. 

"Sacatrapo 'Invisível'"
Óleo sobre DVD
© 2014 Wilson Filho

Devido ao conflito com as duas feiticeiras, o criado passará por várias desventuras ao longo da peça: será engolido pela terra, terá a cabeça desgrudada do corpo e transformada em cara de burro, enfrentará cobras que estavam escondidas num baú e, encoberto por um suposto pano mágico que o deveria tornar invisível, irá atrás do fabuloso burro caga-dinheiro, o qual é protegido por uma formiga furiosa...

Wilson Filho, abril de 2014

* Antônio José da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1705, mas aos oito anos mudou-se para Lisboa e lá permaneceu até a morte, em 1739.

Links com outras imagens da exposição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário