domingo, 2 de abril de 2017

As ações comemorativas do NUPPE e as experimentações de Beth Shimaru




Desde a sua criação em 2007, o NUPPE realizou inúmeras atividades de estudos envolvendo professores, alunos e profissionais da área de ensino e pesquisa para discutir sobre a Pintura na contemporaneidade.

Nesse ano não será diferente, pois na ultima reunião ocorrida no dia 06 de Março o grupo discutiu que pretende desenvolver várias ações para comemorar os seus 10 anos, e uma delas será o Simpósio previsto para o mês de Outubro. Esse formato de evento tornou-se uma das práticas do NUPPE por conseguir reunir pessoas com um interesse em comum que é pensar sobre a pintura e as questões que a circundam no momento atual. 

Vale aqui recordar, os Simpósios realizados anteriormente, caso você não tenha participado basta acessar os links abaixo para conferir tudo o que aconteceu dentre apresentações, discussões e exposições organizadas pelo NUPPE.

 http://www.nuppe.art.br/simposio2014/default.asp
http://www.nuppe.art.br/simposio2014/default.asp

Na ultima reunião também foi apontado um mapeamento de outras ações que serão desenvolvidas ao longo desse ano festivo, envolvendo Mostras coletivas no âmbito nacional e internacional, bem como a organização e curadoria de Exposições individuais com alguns artistas convidados e ainda uma proposta temática voltada para o feminino na arte. 

Existem ainda outras possibilidades de ações que encontram-se em análise pelo o grupo acerca de uma intervenção pictórica em espaço público e uma proposta de Residência artística. 

Além de uma exposição prevista para o mês de Julho, o NUPPE irá lançar um catálogo que foi organizado por Camila Moreira, Ana Rita Ferreira e Andrea Diogo. Trata-se da produção visual e teórica dos artistas pesquisadores integrantes do grupo, apresentando assim um pequeno panorama artístico de obras que questionam a pintura em diferentes momentos expressivos. Aguardem!!!

Encerramos esse post com a pesquisa de Beth Shimaru¹ que durante a reunião nos apresentou suas experimentações com os pigmentos naturais, têmperas e aquarelas que pontuam seu diálogo com a pintura materialidades e composições sobre os gêneros da pintura. 





















_______________________________________________
¹ Elizabeth Finholdt Shimaru é formada em Letras (Faculdades Integradas de Uberba) e estudante do 3º período do Curso de Artes Visuais UFU. Participou de diversas atividades envolvendo cursos e exposições, dentre elas nos Anos 70/80 – Cursos livres de Pintura e Desenho  com Hélio Siqueira Uberaba
1982 – Exposição Coletiva na Galeria de Arte Reis Júnior FIUBE Campus II - Uberaba
1986 - Formada em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba
1993/ 2006 -  Trabalhos gráficos - Agência GR1000 e Studioficina Propaganda Uberaba
2015 - Estudante - Ateliê de Criação na Casa de Ideias com Alexandre França
Dez/2015 - Exposição Coletiva de alunos - Casa de Ideias
2016 - Estudante - Curso de Artes Visuais da UFU
Set/2016 - Exposição Corpo da Terra - Sala Alternativa da Oficina Cultural
Dez/2016 - Exposição Nascimentos - Casa de Ideias
Dez/2016 - Exposição Caridade - Parque Linear Lagoinha
contato: bethshimaru@yahoo.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário